segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Maria Quitéria

27/7/1792, São José de Itapororocas (BA)
21/8/1853, Salvador (BA)

Baiana, Maria Quitéria de Jesus é considerada a heroína da independência. Nasceu no dia 27 de julho de 1792, no sítio Licurizeiro em São José das Itapororocas.
Filha de um sitiante da região de Cachoeira, na Bahia, Maria Quitéria de Jesus Medeiros ficou órfã de mãe aos dez anos, passando a cuidar da casa e de seus dois irmãos mais novos. Apesar de não freqüentar escola, Maria Quitéria aprendeu a montar e a usar armas. Em 1822 o Exército brasileiro realizou campanhas para o alistamento de soldados para lutar pela consolidação da independência, frente à resistência dos portugueses na Bahia. Maria Quitéria pediu ao seu pai para se alistar, mas não obteve permissão. Fugiu, então, para casa de sua irmã Tereza e de seu cunhado, José Cordeiro de Medeiros. Pegou o uniforme militar do cunhado, de quem adotou o nome alistou-se como "soldado Medeiros".
Passou a integrar o Batalhão dos Voluntários do Príncipe, também chamado de Batalhão dos Periquitos, por causa da gola e dos punhos verdes do uniforme. Duas semanas depois Quitéria foi descoberta por seu pai, mas impedida de deixar o exército pelo major Silva e Castro, que lhe reconheceu grandes qualidades militares.
Combateu na foz do Rio Paraguaçu, onde demonstrou heroísmo. Participou também dos combates na Pituba e em Itapuã, sendo sempre destacada por sua coragem. Com o fim da campanha na Bahia, foi ao Rio de Janeiro, onde recebeu das mãos do imperador D. Pedro 1º a condecoração de "Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro", em reconhecimento por sua bravura.
Voltando da Bahia, levou também uma carta do Imperador a seu pai, pedindo que a perdoasse por sua desobediência. Casou-se com o lavrador Gabriel Pereira de Brito, com quem teve uma filha, Luísa Maria da Conceição., onde morreu quase cega, em total anonimato. Maria Quitéria foi à primeira mulher, no Brasil, a sentar praça num acampamento militar.
Mudou-se depois com a filha para Salvador. Onde faleceu aos 61 anos, no dia 21 de agosto de 1853. Em 28 de junho de 1996, um decreto do presidente Fernando Henrique Cardoso reconheceu Maria Quitéria como Patrono do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro, uma das poucas divisões do Exército que aceitam integrantes do sexo feminino.

* CURIOSIDADES :
- Como viviam as mulheres naquele período?
Elas não possuíam muitos direitos como atualmente e eram responsaveis pelas tarefas domésticas.

- Como Maria Quitéria conseguiu entrar para o exército?
Ela entrou disfarçada como homem, com a farda de seu cunhado José Cordeiro de Medeiros.

- Como era sua farda?
Era comum até sua descoberta, após isso adicionou um saiote por ela elaborado, além de capacete com penacho.

- Quais são as principais batalhas das quais ela participou?
Batalhas de defesas em Conceição, Pituba e Itapoã e  Batalha de Tomada em Salvador.

- Quais eram os ideais que ela defendia?
Ela defendia a Independência do Brasil com a separação de Portugal (Metrópole).

- Por que ela morreu esquecida após meio século sua imagem passou a ser valorizada?
Na época em que viveu, o país passava por uma fase de transição do pensamento social, na política, na economia, no modelo do país em geral. Somente a partir do período em que a mulher passou a ser valorizada como deveria, seu papel e sua importância foi lembrada e homenageada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário