quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Filme: Independência ou Morte (1972)


- Ficha Técnica

Direção/Roteiro: Carlos Coimbra
Gênero: Drama/Histórico
Elenco: Tarcísio Meira (D.Pedro I), Glória Menezes (Marquesa de Santos), Dionísio Azevedo (José Bonifácio), Kate Hansem (Imperatriz Dona Maria Leopoldina), Manoel da Nóbrega (D.João VI), Heloísa Helena (Dona Carlota Joaquina), Anselmo Duarte (Gonçalves Ledo), Jairo Arco e Flecha (Tenente Canto e Melo), Maria Cláudia (D. Amélia de Leuchtemberg).

Síntese:
7 de Abril de 1831 ...
D. Pedro I passa por um período de crise em seu governo, onde o povo busca seus direitos reivindicando a Constituição daquela epóca. Tropas de rebeldes estão espalhadas por todos os lados em meio a uma grande Rebelião, onde mesmo parte do exército de D. Pedro está a favor dos rebeldes. 
Lembranças de D. Pedro revelam momentos de seu passado, épocas de brincadeiras entre crianças e até seu próprio casamento com Maria Leopoldina (em cinco de novembro de 1817), momentos em que sua mãe e o padre buscavam de diversas formas encaminhá-lo para o ramo da política.
Em 26 de fevereiro de 1821, D. João VI está sendo questionado por suas atitudes com relação aos revoltos e a Constituição, Carlota Joaquina não concordando nem gostando da situação exige ao marido que ambos voltem para seu palácio em Portugal. 
Nesse meio tempo, D. Pedro decide resolver os problemas com os revoltosos, e dirigindo-se a eles pede paciência e serenidade em promessa da Criação de uma Nova Constituição. Então como resolução, proclama a Constituição em seu próprio nome e de seu pai, D. João.
Após certo tempo, em 22 de abril de 1821 D. João proclama D. Pedro como o novo regente do Governo do Brasil.

Fontes: Imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário