quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PESQUISA EM GRUPO (página 23)

Emigrantes Japoneses
País de Origem: Japão
A imigração de japoneses iniciou-se em 18/06/1908, quando o navio Kasato Maru desembarcou os primeiros imigrantes no porto de Santos. Geralmente suas buscas eram trabalhos para a substituição da mão-de-obra escrava.
A década de 30 até a Segunda Guerra Mundial, foi o período de maior fluxo migratório de toda a história da imigração japonesa no Brasil, inclusive na região sudeste. Além de imigrar para essa região eles também imigravam para: Santa Catarina e Mato Grosso ao Sul, regiões Norte e Nordeste do país.
Esses imigrantes sempre estavam em busca de melhores condições no trabalho e na vida, assim que aqui chegavam, os trabalhadores japoneses eram conduzidos para as terras adquiridas pelas companhias de imigração ou núcleos de imigrantes. Cultivavam, principalmente, os produtos de interesse da economia japonesa, como o algodão, fundamental para a indústria têxtil japonesa que então nascia. Esta era uma fonte de tornar rentável o investimento das companhias estatais de imigração.
Porém, com o passar do tempo, sua produção se diversificava nos produtos para o auto-abastecimento e o abastecimento das regiões onde viviam: cultivaram hortaliças, arroz, casulos de bicho-da-seda, chá, pimenta do reino, etc 
Para tentara manter aspectos de sua cultura eles adotaram certas : 
* sobre a culinária, muitos japoneses plantavam em casa alimentos típicos do seu pais  e também adaptaram-se ao gosto dos alimentos do país.
* para manter a sua identidade cultural, a comunidade nipônica no Brasil manteve-se fiel ao Shindô, que é a incorporação da tradição religiosa japonesa ligada ao mito de origem imperial do Japão.
*sobre o idioma, grande parte das novas gerações não falam o japonês.
para as jogos, houve uma influencia inversa: os japoneses influenciaram os brasileiros através de sua alta tecnologia e genialidade com relação a eles.
 Em São Paulo, na região central existe um bairro que possue sua maioria de moradores japoneses, no local existem pilastras vermelhas com as inconfundíveis lanternas japonesas e um jardim oriental. Os letreiros das lojas que se multiplicam em cada quarteirão misturam o idioma japonês ao português da mesma forma como os senhores que conversam nas calçadas. Os imigrantes se estalaram no local por aquele cantinho da cidade por haver moradias baratas e por facilitar a sua locomoção para os diversos locais do estado.

Fontes: IBGE e Intercom .

Nenhum comentário:

Postar um comentário