quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PESQUISA EM GRUPO (página 21)

Emigração durante as décadas de 1970 e 1980
Através de dados levantados através de relatos de imigrantes percebe-se que de um modo geral, visualizando e analisando emigrantes de diversas nacionalidades houve mudanças em sua qualidade de vida. Em casos houveram melhorias e outras apenas agravaram a situação.
Atualmente a realidade é diferente por emigrantes sair do nosso país e não emigra-lo para ele, muitos emigrantes durante a crise de 2008 saíram do Brasil por dificuldades economicas, como baixos salários e desemprego.
A principal é o visto (podendo ser de trânsito, turismo, negócio e estudante); documentos em dia; não possuir dividas; não ter nenhum envolvimento emn casos de policia, entre outros.
Muitos países como Canadá e Portugal,  estão interessados em emigrantes por ter um grande envelhecimento populacional e necessitar de mão de obra para gerar o seu crescimento economico.
Uma diferença que vale ser ressaltada é a seguinte: o quanto diferencia o número de emigrantes para o Brasil entre o séc. XIX-XX e o XX-XXI, pois enquanto antigamente o fluxo era de um número altissimo por o pais passar por um desenvolvimento economico, atualmente o fluxo decaiu por uma crise tambem economica. 
Muitos emigrantes brasileiros estão voltando ao nosso país, pois os efeitos das crises perduram até hoje nos países em que viviam e  estes efeitos afetam diretamente os imigrantes. Consequentemente as dificuldades economicas os atingem com mais intensidade pois os emigrantes, pois o país prioriza as pessoas da originadas em seu pais, um exemplo disso são as vagas de emprego. Este e mais diversos fatos fazem os emigrantes voltar para o Brasil, diversas vezes buscando ajuda de familiares e conhecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário